
As moléculas iniciais são as que formam o combustível (geralmente uma substância formada por muitos átomos de carbono) e o comburente (sempre será o gás oxigênio que mantem a chama acessa).
Como resultado desta mistura de substâncias iniciais temos a substância resultante: o gás carbônio ou CO2, formado a partir da mistura dos átomos de carbono (C) do combustível com o comburente gás oxigênio (O2).
Além desta substância química resultante, é formado nesta mistura a energia na forma de luz e calor, produzida através da chama.
Enquanto houver combustível e comburente, a chama se mantem. Quando o combustível acaba a queima termina. É isso que acontece quando a gasolina do carro acaba: a queima que ocorre no motor termina e a energia necessária para movimentar o carro não é produzida.
Quando a chama é abafada, ela também acaba. Neste caso, o que ocorre é que o comburente - gás oxigênio - não está entrando em contato com a chama, deixando-a de mantê-la acessa.
Portanto, para haver queima com produção de energia são necessários dois elementos: o combustível e o comburente, através dos quais é gerado o gás carbônico.
Por ser ligado ao gás oxigênio para gerar gás carbônico é que o combustível da queima é gasto, razão pela qual uma vela acessa diminui de tamanho, a gasolina de um carro em movimento acaba, a lenha desaparece em uma fogueira.