Galáxia é uma aglomeração gigantesca de estrelas. Sendo corpos celestes iluminados, as estrelas de uma galáxia a tornam iluminada também. Nossa galáxia, por exemplo, foi denominada Via Láctea que em latim significa caminho esbranquiçado. O nome pode ser melhor entendido, para além de qualquer explicação científica, através da observação do céu em noites límpidas e em locais onde haja pouca iluminação de zonas urbanas.
A imagem acima é uma fotografia retirada do céu na Serra do Cipó, região central do estado de Minas Gerais, em uma noite límpida. Nela encontramos uma porção do céu na qual a luz das estrelas da Via Láctea formam um caminho claro no escuro espaço noturno.
Este caminho é na verdade uma porção da galáxia que é visível da Terra, já que sua inteira visualização somente seria possível através de uma imagem externa, ou seja, uma imagem retirada de fora da Via Láctea, o que contudo ainda não se tornou possível, já que os equipamentos de pesquisas espaciais não conseguem atingir tal distância sem que o sinal seja perdido.
Enquanto nossas tecnologias não nos permitem tal proeza, resta-nos contemplar e admirar a luz de nossas estrelas vizinhas neste imensurável universo. Como descreveu Olavo Bilac:
"Via Láctea"
"Talvez sonhasse, quando a vi. Mas via
Que, aos raios do luar iluminada,
Entre as estrelas trêmulas subia
Uma infinita e cintilante escada."
Que, aos raios do luar iluminada,
Entre as estrelas trêmulas subia
Uma infinita e cintilante escada."
parabéns para quem criou o blog
ResponderExcluirMuito legal este blog!Tudo que estamos aprendendo na aula vc coloca no blog !
ResponderExcluirParabéns ....