segunda-feira, 18 de junho de 2012

A formação do solo


O solo, também chamado terra, tem grande importância na vida de todos os seres vivos do nosso planeta, assim como o ar e a água. É do solo que retiramos parte dos nossos alimentos e que sobre ele, na maioria das vezes,  construímos as nossas casas. 

O solo é formado a partir da rocha (material duro que também conhecemos como pedra), através da participação dos elementos do clima (chuva, gelo, vento e temperatura), que com o tempo, e a ajuda dos organismos vivos (microrganismos) vão transformando as rochas, diminuindo o seu tamanho, até transformá-la em um material mais ou menos solto e macio, que é a parte mineral do solo.

Logo que a rocha é alterada e é formado o material mais ou menos solto e macio, os seres vivos animais e vegetais, como insetos, minhocas, plantas e muitos outros, assim como o próprio homem, passam a ajudar no desenvolvimento do solo.

Eles atuam misturando a matéria orgânica (restos de vegetais e de animais mortos) com o material solto e macio em que se transformou a rocha. Além disso, os seres vivos quando morrem também vão sendo misturados com o material macio e solto, formando o verdadeiro solo. É deste solo que as plantas retiram minerais para crescerem e gerarem alimentos para todos os seres vivos.

Deste modo o solo é representado pela seguinte expressão:



O nome dado ao processo de formação do solo devido ao desgaste da rocha pelos efeitos do clima e dos organismos é intemperismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário