domingo, 9 de setembro de 2012

Fotossíntese

As plantas conseguem realizar um processo chamado fotossíntese, através do qual fabricam o seu prórpio alimento. Como duas consequências desse processo temos:
 
1º - as plantas não precisam se alimentar de nenhum ser vivo para conseguir matéria e energia, conquistando a matéria diretamento do ambiente e a energia das moléculas de glicose que elas próprias fabricam.
 
2º - elas fabricam seu alimento energético - a glicose - a partir daquilo que retiram do ambiente, acumulando esse produto em seus tecidos corporais, tornando-se então o alimento de diversos seres vivos.

Para realizar esse processo, a planta retira água do solo e gás carbônico do ar (CO2) que são as duas moléculas ingredientes para a produção da glicose - produto da fotossíntese. Da reação dessas duas moléculas, com o acúmulo de energia solar entre as suas ligações, resulta a molécula altamente energética da glicose, o alimento das plantas e da maioria dos seres vivos.
 
 
 
Por essa razão é que ouvimos falar que para crescer uma planta necessita somente de solo, água, ar e luz, justamente porque são desses componentes do meio ambiente, que a planta retira todos os elementos necessários para ela produzir uma molécula orgânica mais complexa e repleta de energia.
 
Como resultando, ainda da fotossíntese, a planta libera no ar moléculas de gás oxigênio (O2) que sobram na reação. É esse oxigênio que nós e todos os demais seres vivos respiramos.
 
 
Veja que a energia solar entra na reação da fotossíntese não como componente material, mas como energia que fica acumulada nas ligações entre os átomos da molécula de glicose. Essa energia é captada pela planta através de suas folhas repletas de clorofila, molécula muito sensível à luz do sol. A folha de uma planta funciona portanto como um painel de captação de energia solar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário