sexta-feira, 14 de setembro de 2012

O equilíbrio hídrico - o equilíbrio de água (matéria) no corpo humano




Em nosso organismo  existem mecanismos de regulação da quantidade de matéria que será utilizada para crescer (para formar corpo) ou para gerar energia. Sendo assim, uma parte da nossa alimentação será incorporada ao nosso corpo e outra será queimada para gerar energia, sendo que seus resíduos serão eliminados na forma de fezes, urina, suor e gás carbônico. Desta forma a massa corporal é regulada e não apresentamos mudanças drásticas e repentinas em nosso peso. Uma forma de regulação do volume interno do nosso corpo vem exemplificada abaixo:




O corpo humano possui mecanismos para manter a quantidade interna de água. Ele é 70% água. Nesta água estão dissolvidos nutrientes, glicose, sais minerais e células.





 A parte líquida do corpo é, portanto, uma SOLUÇÃO: mistura de substâncias em que uma é líquida (Solvente) e outra é sólida (Soluto). O soluto se espalha pelo solvente e visivelmente não pode mais ser observado, devido à solubilidade do solvente.



O corpo tenta manter a concentração de sua solução (parte líquida) em 0,9%, que significa que a cada 100 mililitros de água haverá dissolvido nela 0,9 gramas de solutos (glicose, sais minerais, nutrientes e células). 

Para manter essa concentração, o corpo nos faz beber água quando a quantidade do solvente está baixa (após suar em atividades físicas, por exemplo) ou eliminar água na urina ou suor quando ela está em grande quantidade (urinar depois de beber muitos copos de água, por exemplo).


 

2 comentários:

  1. Excelente matéria, me ajudou a esclarecer duvidas para um trabalho. Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Conteúdo muito bem explicado e direto.Excelente !

    ResponderExcluir